Na reflexão publicada pelo presbítero Luis Miguel Modino, ele compartilha que responsáveis por organismos continentais de todos os continentes se reuniram recentemente em Roma para avançar na preparação das Assembleias Eclesiais previstas para 2027-2028. Do encontro participaram instâncias como CELAM, SECAM, FABC e CCEE, entre outras.
O objetivo central deste processo é definir critérios, etapas e dinâmicas de participação que permitam consolidar uma Igreja mais articulada em seu caminhar sinodal, desde as comunidades locais até a Assembleia final prevista para outubro de 2028.
Na reflexão, sublinha-se que este caminho não se limita a uma reorganização estrutural, mas implica uma profunda conversão missionária. O secretário-geral do Sínodo, o cardeal Mario Grech, ressaltou a necessidade de que a sinodalidade se traduza em um dinamismo eclesial que impulsione a missão, a escuta e a corresponsabilidade em todos os níveis.
Também se destaca a ideia de uma “Igreja poliédrica”, na qual a unidade da fé se expressa na diversidade de culturas e experiências, enriquecendo o testemunho cristão sem perder a comunhão.
O texto também menciona o acompanhamento do Papa Leão XIV, que manteve um encontro com os participantes ao final da reunião, manifestando a importância deste processo para o presente e o futuro da Igreja.
A reflexão completa convida a aprofundar os alcances deste caminho sinodal, seus desafios e projeções.
Reflexão completa aqui: https://observatoriosinodalidad.org/pt-br/project/a-implementacao-da-sinodalidade/
Você pode estar interessado em: A Igreja latino-americana trabalha para que a sinodalidade chegue a todas as comunidades
Carte recomandată: Eu te amei
Inscreva-se em nosso canal Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VazM21X6WaKvBlZ91E47
Baixe o último caderno de estudo 008: Caderno de estudo 008

Enviar comentario